terça-feira, 17 de julho de 2012

MINHA VONTADE DE SER BICHO - O que achei. O que acharam?


Mergulhar no universo de alguns autores da nossa literatura é uma experiência que pode nos trazer, além de muita cultura, um nível de conhecimento mais aprofundado quanto a alguns dos nossos próprios sentimentos.

A peça que assisti no último domingo, “MINHA VONTADE DE SER BICHO” com texto de Edson Bueno, inspirado na obra de Clarice Lispector e produzida brilhantemente pelo Grupo Delírio Cia de Teatro foi uma mostra do quanto temos a aprender e experimentar dos autores da nossa literatura.

O espetáculo nos remete a momentos bem evidenciados nos textos da autora onde sentimos principalmente muita saudade. O diálogo estabelecido entre três mulheres que passam por momentos distintos de despedidas nos emociona a cada instante da peça, ao passo que uma delas se despede de um grande amigo que está a beira da morte após ter sofrido um acidente, outra se despede de seu cachorro de estimação porque vai sair do país, e outra despede-se de si mesma, por passar pelo estado terminal de um câncer.

São sensações diferentes, nenhuma menos ou mais importante que a outra, o mais interessante é ver o quanto elas nos tocam, nos emocionam, e nos fazem ficar ansiosos pelo desfecho de cada uma das histórias.

Janja, Marcia Maggi e Mariah Monteiro, interpretando essas três mulheres  do espetáculo o fazem de maneita tão tocante que por  vezes nos fazem rir e chorar junto com elas, com um olhar cheio de ternura e saudade do que está por vir, elas causam uma empatia tão grande com o público que fica difícil até de piscar durante o espetáculo. Realmente foram incríveis!

Tiago Luz e Gustavo Saulle interpretando respectivamente Rafael (o amigo que está a beira da morte) e o cão de estimação nos fazem perceber com clareza o quão importante eram na vida dessas mulheres que estão deles se despedindo. Com interpretação linda e muita verdade eles conseguiram deixar a historia ainda mais envolvente e emocionante.

Essa foi apenas a primeira peça da Operação Literatura. Nessa quinta feira tem “CAPITU”  adaptado da obra Dom Casmurro de Machado de Assis.  Durante a semana trago mais informações aqui sobre essa peça, mas já adianto, não percam! A Operação Literatura está imperdível!

Foto: Chico Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário