quarta-feira, 25 de julho de 2012

O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS - O que achei. O que achou?


A Operação Literatura está cada dia melhor. Já falamos aqui a respeito da peça “MINHA VONTADE DE SER BICHO”  de Edson Buenos inspirado na obra de Clarice Lispector, que realmente foi maravilhosa.

Mas nesse último fim de semana tive o privilégio de assistir “O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS”  inspirado no próprio evangelho e na obra ‘O guardador de Rebanhos” de Fernando Pessoa com texto e direção também de Edson Bueno.

Me sinto muito a vontade em falar sobre um espetáculo que, já rodou o país fazendo apresentações em inúmeros palcos e cidades diferentes e, depois de alguns anos em cartaz, volta ao palco do Espaço Cênico dentro da Operação Literatura ainda mais maduro, mas natural, e muito mais bonito de se ver.

A peça já começa de maneira inusitada, pois ao esperar o seu início, do lado de fora do teatro, nos deparamos com os atores do elenco conversando com o público que ali está aguardando o inicio do trabalho, quando de repente eles nos chamam para nos acomodarmos nas cadeiras, começam a conversar com a plateia que ali está e, simplesmente iniciam a peça durante essa conversa.

A peça toda se desenvolve nessa linha, parecendo que estamos em uma conversa entre amigos com os que estão ali no palco, de maneira fluida, suave, altamente interativa e muito sensitiva. Todos os nossos sentidos são estimulados na peça, além de visão e audição, também usamos olfato, tato e paladar durante todo o espetáculo, em um trabalho diferente, criativo e executado de maneira brilhante.

Guilherme Fernandes, Gustavo Saulle, Reginas Bastos, Janja e Tiago Luz mostraram no palco que, além de grandes atores,  eles têm uma capacidade de concentração e domínio do conteúdo do espetáculo impressionante. Quando disse que a peça parecia uma conversa, de fato foi, uma conversa entre amigos, suave, descontraída, daquelas conversas que a gente não quer que acabe, e isso era bem evidente nas reações da plateia quando anunciado o fim do espetáculo.

Vale a pena conferir, voltando a estar em cartaz anunciaremos aqui com todo prazer.

Foto: Chico Nogueira

Serviço:


O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Adaptação do próprio Evangelho e de “O Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa, por Edson Bueno   
Direção de Edson Bueno

Sinopse:

Cinco atores que se dizem “padeiros”,ocupam uma cozinha e enquanto fazem o pão, desde a preparação do fermento, o crescimento e o ato de assar, conversam sobre o “Evangelho de São Mateus”. Ao mesmo tempo, dois deles, interpretam a mãe e o filho, extraídos poeticamente do “Oitavo Poema do Guardador de Rebanhos”, de Fernando Pessoa, onde o filho conta para sua mãe que tem um amigo fugido do céu, como o Jesus de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) que lhe conta uma nova possibilidade para uma história tão antiga, que perpétua, como a de Jesus Cristo. À medida que o pão vai sendo feito, a história é contada, não pela ação, mas pela palavra e pela reflexão sobre ela, desde a anunciação até a ressurreição, seguindo o formato poético e filosófico de São Mateus. Conexões com outras leituras da mesma história são feitas como as do filme de Píer Paolo Pasolini, a filosofia de Friedrich Nietzsche, a visão humanista de Clarice Lispector. A criatura humana é coloca num primeiro plano enquanto rituais milenares como o de fazer o pão, comer e beber o vinho são celebrados. O público, através da visão dos “padeiros” é convidado a perceber outros aspectos dessa mesma história e ao final é convidado a subir ao palco para, com os atores, montar a ceia da páscoa, tomar vinho, comer o pão feito e refletir livre e abertamente sobre o que foi dito durante o espetáculo. Algumas passagens como o “Sermão da Montanha”, as “Parábolas” e o próprio poema de “Alberto Caeiro/Fernando Pessoa, são destaques e, longe de criar ilusão, mas buscando a aproximação, os atores revezam-se nos diversos personagens que fazem parte da história que para uns é verdadeira, para outros, mítica e para outros, fé religiosa. Importante é o que se fala, mais do que uma possibilidade de verdade histórica.


Elenco:
Guilherme Fernandes
Regina Bastos
Tiago Luz
Janja
Gustavo Saulle

Cenário de Gelson Amaral
Iluminação de Beto Bruel
Figurinos de Áldice Lopes
Sonoplastia de Marco Novak

2 comentários: