segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A SENSACIONAL HISTÓRIA DE ZÉ DO BURRO - O que achei. O que achou?


Dando sequência na série de espetáculos que vem acontecendo no Teatro Lala realizadas pelo NPT (núcleo de profissionalização teatral) agora falo da peça “A SENSACIONAL HISTÓRIA DE ZÉ DO BURRO”. A turma BAS 4 sob direção de Adriana Sottomaior  trouxe ao palco nos dias 22 e 23 de julho a história adaptada na Obra de Dias Gomes “ O pagador de promessas” trazendo o drama de Zé do burro, um cristão, devoto de sua santa, homem puro, humilde e que é impedido de cumprir uma promessa feita a sua santa.

A trama traz uma critica categoricamente contundente aos sensacionalismos e exageros cometidos pela nossa sociedade como um todo. A imprensa que, mesmo exercendo um papel fundamental de transmissão de informação, por vezes comete exageros e deixa de ser o agente de informação para atender meros interesses oriundos de um capitalismo exacerbado. A própria população que, baseada em curiosidades alheias, deixa de restar atenção em seus próprios problemas e enfatiza um drama qualquer, tornando-o alvo de todos os comentários e preocupações, simplesmente deixando de lado assuntos de maior importância e relevância.

A história é riquíssima em função desses pontos abordados que geram reflexão, sem contar que o drama em si conta com personagens tão puros e inocentes que, por vezes chega a beirar o cômico. Em muitos momentos a plateia riu durante o espetáculo, não por se tratar de algo realmente engraçado, no meu ponto de vista isso aconteceu principalmente por causa da inocência e ingenuidade que Zé do Burro e sua esposa Rosa tinham (Bruno Rodrigues e Lari Martins). Não PE uma missão necessariamente fácil encontrar pessoas puras e livres de malícias hoje em dia, por isso se tornou engraçado.

Quanto aos destaques do elenco, Bruno Rodrigues e Lari Martins, trouxeram os protagonistas da história com tanta delicadeza e verdade que conseguiram  fazer a plateia torcer durante toda a peça para que a promessa de Zé realmente fosse cumprida.
Leo Castilhos interpretando o padre, conseguiu nos fazer crer que estávamos diante de um padre já idoso que, do avançar dos anos, tornou-se um tanto intransigente e metódico, executado com muita fluidez e categoria.

Wellington Araujo interpretando o Bonitão também foi um dos que arrancou suspiros da plateia, no papel de um conquistador bom de bico, passa boa parte da peça tentando conquistar Rosa (esposa de Zé do Burro) querendo se aproveitar da mesma por estar fragilizada pelo cansaço e irritada com a dificuldade de seu marido em cumprir a promessa e voltarem pra casa.

De forma geral todo o elenco está de parabéns, foi uma peça muito gostosa de assistir.

Sinopse: Zé do Burro é um dos grandes personagens de Dias Gomes. O pagador de promessas, cristão, humilde e de bom coração é impedido de cumprir seu trato com a santa. Intolerância, jogo de interesses, egoísmo, falta de compaixão, sensacionalismo por parte da mídia, são alguns enfoques da trama. A adaptação da obra feita com intenção de valorizar e de fazer entender o drama em seus pormenores revelando não só o conflito em torno de Zé do burro, mas também de outros personagens, típicos cidadãos, com seus próprios problemas, atitudes ou falta de, que são peças fundamentais dentro da sociedade, mas que mal tem consciência disto Alguns falam, lutam, questionam, mas acabam enfraquecidos, porque a união depende da maioria, mas a maioria sem enxergar, são meros peões comandados estrategicamente para obedecer e se conformar.

Elenco: Bruno Rodrigues / Lari Martins / Bruna Berti /  Mariana Ortiz / Viviane Raizer / Manu Riges / Vanessa Garcia / Kaio Schimanski / Heluiza Ramin / Caroline Orso / Luma Birk / Jheymis Ventura / Getúlio Czaplinski / Sabrina Rodrigues / Leo Castilhos / Wesley Marllus / Ana Paula Desplanches / Wellington Araujo / Catarina Mattos

Direção: Adriana Sottomaior
Assistência de Direção: Michelle Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário