quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PERDÃO... O que achei. O que achou?

Aline Bonde

O teatro tem o dom de nos transportar para um mundo completamente distante e distinto, através de uma tecnologia que nos permite maior interação até mesmo que o 3D, por isso e por uma série de outros motivos é que amo tanto o palco. Esse ano, por exemplo, tive o privilégio de ter assistido 54 peças teatrais em Curitiba (fora aquelas que assisti mais de uma vez, e não foram poucos), mas a peça que assisti nesse ultimo dia 4 de agosto além de ter sido de longe a melhor peça apresentada pelo NPT (núcleo de profissionalização teatral) do Teatro Lala, foi uma aula intensiva de expressionismo, direção, comprometimento e principalmente, de interpretação.

A turma AVA1, sob direção de Jader Alves nos proporcionou um mergulho no universo de Nelson Rodrigues com a peça “PERDÃO...” uma adaptação da obra “PERDOA-ME POR ME TRAÍRES” do gênio Nelson Rodrigues. A história da menina Glorinha que foi criada pelo seu tio Raul com muito rigor, tendo em vista que aos 2 anos de idade sua mãe suicidou-se tomando veneno, e em seguida seu pai enlouqueceu. Quando ela chega aos 16 anos seu tio Raul lhe faz algumas revelações sobre esse fato, e sobre isso discorre a estória que foi interpretada brilhantemente pelo elenco.

Cássia Carolina que interpretou Glorinha, nos encantou com uma atuação de alto nível, obedecendo fielmente as mascações e com muita precisão nos movimentos , tal como pede a interpretação expressionista, ela foi simplesmente impecável em seu trabalho, mostrando muita presença de palco, domínio do personagem e muita entrega ao trabalho, de fato encheu os olhos.

Gustavo Tavares enquanto Tio Raul executou com muita segurança e verdade seu personagem mostrando que ele era sombrio, ordinário, sádico e um criminoso. Nos deu a impressão de que o personagem exigiu muito do ator, que conseguiu executá-lo de maneira exemplar e obedecendo fielmente a proposta da direção.

Juliana Partyka foi quem interpretou a Madame Luba, uma pessoa misteriosa e um ser soberano, forte e cheia de malícia, que só foi fielmente reconhecida com essas características por ter sido interpretada por alguém que entendeu a proposta do personagem e o executou de maneira magnífica, com uma presença de palco e segurança incrível na atuação.

Débora Welker enquanto Nair, nos deu um show de expressionismo, com marcações precisas, olhar forte, uma firmeza e segurança incríveis no falar ela nos proporcionou sensações de espanto, tensão e uma vontade intensa de não piscar os olhos nem por um segundo. E como é bom acompanhar o trabalho de um ator e vê-lo em peças completamente diferentes umas das outras, fazendo um trabalho tão distinto e bem executado, isso se aplica a Débora pois, foi o que aconteceu em ”2012 – a comédia do fim do mundo”, “Eu quero sexo – será que vai rolar?” e agora na peça “Perdão...”, ela teve papeis completamente diferentes um do outro e foi exemplar em todos eles.

Francisco Francez, Gil Moura e Esmeralda Lunelli enquanto Pola Negri, Dr Jubileu e a Enfermeira completaram o elenco principal dessa obra incrível, impecáveis em suas apresentações eles abrilhantaram ainda mais o espetáculo nos deixando atônitos pela capacidade de execução e envolvimento de todo o elenco de maneira uniforme.

O espetáculo contou também com um elenco de apoio que foi simplesmente perfeito, contou com atores ótimos que fizeram um trabalho primoroso e mostraram que, um trabalho que conta com o envolvimento uniforme de todo o elenco só pode ter um resultado, o melhor e mais incrível resultado, tal como foi essa peça. Lari Martins, Manoela Riges, Alan Christian, Getúlio Czaplinski, Leonardo Castilhos e Lincon Eduardo foram os integrantes desse que nem da pra chamar de elenco de apoio pois, foram parte fundamental do espetáculo, e contribuíram para abrilhantá-lo ainda mais.

Das peças que assisti esse ano essa sem dúvida foi uma das mais elogiadas nas redes sociais e por aqueles que assistiram, eu espero sinceramente que ela volte a ser exibida nos palcos de Curitiba, e tão logo isso aconteça eu trarei aqui informações sobre dias de apresentação, horários e valor de ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário